jusbrasil.com.br
2 de Julho de 2022

Holding Familiar, o que é e como é utilizada!

Vem que eu te explico.

Marcio Nobre, Advogado
Publicado por Marcio Nobre
mês passado

Antes de tudo, cabe esclarecer que a lei das S/As define a Holding, a empresa que tem por objetivo participar de outras empresas.

É nesta linha que a Holding Familiar é pois uma empresa cujo objetivo é concentrar as participações em empresas operacionais pertencentes a uma família.

Assim, o patrimônio da Holding é formado por participações societárias em outras empresas de forma majoritária ou minoritária.

Fica de fora da Holding Familiar, o patrimônio pessoal dos sócios, como imóveis por exemplo, que podem e recomendo, sejam alocados em uma holding imobiliária.

Com a Holding Familiar, cada membro da família deixa de ser sócio das empresas operacionais, transferindo sua participação para a Holding.

Neste sentido, separamos família das operações e somente na holding é que são dirimidos conflitos e divergências familiares, evitando-se assim que interfiram no andamento das empresas operacionais.

A título de exemplo, isso evita que algum membro da família negocie separadamente sua participação em empresa operacional com terceiros, pois sua participação está concentrado apenas na Holding e é somente lá que deverá ser efetuada qualquer negociação.

Pois no contrato social da Holding poderá prever regras específicas para a tomada de decisões, direito de preferência, regras de eleição de administradores nas operacionais e regras de sucessão na própria Holding.

Uma das maiores vantagens de uma Holding Familiar é permitir a transferência das quotas através das gerações sem afetar diretamente cada empresa operacional.

Espero que tenha gostado desta informação valiosa, me segue para mais e compartilhe este post, você ajudará a mais pessoas.

Eu sou Marcio Nobre e ajudo você a organizar o seu patrimônio.

Assista a opção em vídeo!

Informações relacionadas

Rafael Gonçalves, Advogado
Artigoshá 2 anos

O direito empresarial e a holding familiar

CNMAU | UBAU.org, Advogado
Artigosmês passado

Mitigação de riscos no agronegócio através do seguro rural agrícola

Andrade & Vila Nova Advogados, Advogado
Artigosmês passado

Licença Ambiental Simplificada para sua atividade

João Henrique Braga, Advogado
Artigosmês passado

Descubra hoje como proteger a sua MARCA

Lucilla Camargo, Advogado
Artigosmês passado

3 coisas que o plano de saúde não quer que você saiba.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)